top of page
clarissaliguori

Pausas Ativas leves a noite podem melhorar a qualidade do sono

Exercícios rigorosos antes de dormir há muito tempo são desencorajados, mas pesquisadores da Universidade de Otago descobriram que pequenos intervalos de atividade leve podem levar a um sono melhor.


Em um estudo pioneiro mundial, publicado no BMJ Open Sport & Exercise Medicine e financiado pelo Health Research Council, os participantes completaram duas sessões de intervenção noturna de quatro horas, uma com sentadas prolongadas e outra com pausas ativas de três minutos a cada meia hora.


Os pesquisadores descobriram que, após os participantes completarem a intervenção com as pausas de atividade, eles dormiram 30 minutos a mais.


A autora principal, Jennifer Gale, candidata a PhD no Departamento de Nutrição Humana, diz que ficar sentado por longos períodos está associado a um aumento do risco de diabetes, doenças cardiovasculares e morte.


"Nós sabemos que, para muitos de nós, nosso período mais longo de sentar ininterruptamente acontece em casa à noite. Em estudos anteriores, descobrimos que levantar e fazer 2-3 minutos de exercício a cada 30 minutos reduz a quantidade de açúcar e gordura na corrente sanguínea após uma refeição. No entanto, muitas diretrizes de sono nos dizem para não fazer exercícios mais longos ou de maior intensidade nas horas antes de dormir, então queríamos saber o que aconteceria se fizesse pequenos intervalos de atividade leve repetidamente ao longo da noite", diz ela.


A pesquisadora principal, Dra. Meredith Peddie, professora sênior do Departamento de Nutrição Humana, diz que a intervenção com exercícios envolveu três exercícios: agachamentos na cadeira, elevações de panturrilha e levantamentos de joelhos com extensões de quadril em perna reta.


"Esses exercícios simples, de peso corporal, foram escolhidos porque não requerem equipamentos, nem muito espaço, e você pode fazê-los sem interromper o programa de TV que está assistindo.



Pausas ativa a noite ajudam na qualidade do sono


"Pelo que sabemos de outros estudos, você provavelmente poderia obter um efeito semelhante se caminhasse pela casa, marchasse no lugar ou até dançasse na sala de estar - o mais importante é sair da cadeira regularmente e mover o corpo", diz ela.


O fato de que esse exercício resultou em um sono mais longo é importante porque o sono insuficiente pode afetar negativamente a dieta e tem sido associado a doenças cardíacas e diabetes tipo 2.


"Sabe-se que níveis mais altos de atividade física durante o dia promovem um melhor sono, mas as recomendações atuais de sono desencorajam exercícios de alta intensidade antes de dormir porque podem aumentar a temperatura corporal e a frequência cardíaca, resultando em má qualidade do sono.


"Pode ser hora de revisar essas diretrizes, já que nosso estudo mostrou que interromper regularmente longos períodos de sentar é uma intervenção de saúde promissora", diz a Dra. Peddie.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page